quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

É mais fácil rejeitar a perdoar?



Se for pensar em termos técnicos é muito mais fácil rejeitar a perdoar. Perdoar precisa de tempo e atenção é preciso fazê-lo com sinceridade. Agora rejeitar não, virar a cara pra alguém, às vezes é muito mais fácil. Não se perde tempo, não precisa preocupar como irá ser sua relação daqui pra frente, se um dia conseguirá confiar nela mais uma vez. Enfim, é mais fácil fugir e virar as costas.

Como diz o ditado “Errar é humano, permanecer no erro é burrice.” Não é fácil pedir perdão e não é fácil perdoar. O arrependimento de alguma coisa feita vem com o encaixar dos fatos e aos poucos tudo fica mais claro, quem errou percebe a besteira feita. E agora vem o momento em que é preciso ser corajoso e pedir perdão. É fácil falar “me perdoa, eu errei.” O difícil é dizê-lo com sinceridade, querendo assumir o erro e consertar tudo. Mas e se o outro não o quiser perdoá-lo? E se ele ainda se sentir ofendido com tudo e achar que não merece o seu perdão, pelo menos, não ainda!
Perdoar não é um ato fácil, requer muita atenção, compreensão e principalmente amor. Mas assim como pedir perdão, é fácil dizer “eu te perdôo”, perdoar da boca pra fora.
Perdoar é muito sério, não é como desculpar. Olha só, cada um tem um peso, uma medida. Não se perdoa ninguém por alguém que pouco se fez, não é preciso. Perdoa-se por um caso grave, por aquilo que o machucou o fez sentir-se mal. E não estou aqui pra julgar o que é sério ou não, cada um vive em sua realidade e saberá distinguir muito bem o certo do errado. Porém perdoar leva tempo, é um processo reconstrução, se gasta horas procurando respostas, que na realidade já estão ali, no simples pedido de perdão: "Eu sei que errei, mas agora quero fazer certo, me perdoa?."

Perdoar é um ato de amor, não se perdoa a quem não se quer bem, perdoamos aos nossos próximos que por algum motivo um dia nos fizeram bem e talvez esse bem tenha sido tão melhor que o mal a pouco feito, que seja preciso perdoar, para aceitar e para aprender. Não somos feitos de perfeição, somos feitos de erros e acertos. Procure não errar tanto, observe, aprenda, ouça. Mas se isso acontecer, peça perdão e o faça de coração, não o te fará pior nem melhor, talvez não consiga apagar o mal feito, mas dirá que você se arrepende que quer ser melhor, o perdão é apenas a consequência da sua honestidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário